Ótimas Maneiras De Melhorar Seus Pontos No Cambridge E IELTS
- Juliana Hansen
- Feb 11, 2022
- 4 min read
Artigo originalmente publicado no blog da Erin School: https://erinschoolofenglish.com/pt/melhore-resultados-exame/
Os exames de proficiência em inglês, como IELTS e Cambridge, avaliam suas habilidades no idioma de diferentes maneiras, como o teste de conversação, em que você deve provar seu conhecimento gramatical e bom vocabulário da língua. Muitos estudantes de inglês sentem-se inseguros sobre falar com nativos e ter seus conhecimentos avaliados, mas os egredo para mandar bem no processo é se sentir confiança e saber de antemão o que os avaliadores esperam de você. Para te ajudar, preparei um guia com alguns passos importantes para botar em prática durante o seu exame de conversação e, assim, garantir notas ainda mais altas:

Como é um exame de conversação do Cambridge e IELTS?
Se você optar por fazer o exame de Cambridge, fará o exame de conversação com outro aluno, e haverá dois examinadores na sala, mas apenas um irá falar. O exame é dividido em 4 partes:
Na primeira você será perguntado individualmente sobre sua vida e questões pessoais;
Na segunda parte, você receberá algum conteúdo visual e escrito, incluindo instruções faladas, e cada candidato terá um tempo limitado para debater sobre o tópico, seguido por uma resposta do segundo candidato;
A terceira parte é uma conversa entre os candidatos sobre um novo conteúdo apresentado pelo examinador;
E a quarta e última parte é uma discussão sobre o tópico da terceira parte.
O teste de fala do IELTS é um pouco diferente, e cada candidato faz o exame individualmente, face a face com o examinador. O teste dura entre 11 e 14 minutos e tem três partes:
A primeira parte consiste em responder perguntas sobre você e sua família;
Na segunda parte você será questionado sobre um tópico específico (escolhido pelo examinador);
E na terceira e última, você terá uma discussão mais longa sobre o tópico apresentado na Parte 2.
O que os examinadores do teste de conversação esperam dos candidatos?

A coisa mais importante para garantir boas notas em um teste de proficiência em inglês é saber o que os examinadores esperam dos candidatos e tentar entregar o máximo possível disso no seu tempo de avaliação.
O teste é feito para analisar sua capacidade de responder a perguntas e interagir em conversas em inglês, e para isso é indicado desenvolver diálogos, usar linguagem coloquial adequada e mostrar um bom conhecimento do vocabulário. É importante que os candidatos especulem, façam deduções e expressem opiniões pessoais muito bem no tempo que lhes é concedido para tal.
Durante o exame, você não só será testado quanto à capacidade de responder perguntas, mas também de se comunicar com seu parceiro ou examinador, demonstrando interesse e tornando os tópicos relevantes para as outras pessoas na conversa. Eles esperam que os candidatos mostrem segurança e intimidade ao falar a língua inglesa.
Aqui estão algumas dicas básicas para garantir notas mais altas:
1. Sempre dar respostas estendidas:
Algumas das perguntas feitas pelo examinador podem ser um pouco básicos, como “de onde você é?”. Se isso acontecer, certifique-se de dar uma resposta longa, tornando o assunto mais interessante. Explique em mais detalhes de que cidade você é, o quão longe ela fica de alguma cidade maior próxima, e onde você está morando agora. Mostre ao examinador que você pode usar adjetivos e o vocabulário correto, mesmo em respostas básicas. Lembre-se que frases complexas vão adicionar mais pontos a sua nota final.
2. A maneira como você interage e sua expressão corporal também são avaliadas:
Sempre que seu parceiro ou o examinador fizerem um comentário, certifique-se de responder diretamente ao que eles disseram e justificar por que você concorda ou discorda deles. Ao falar, tente virar ligeiramente o corpo para o outro candidato, e olhe para eles ouvindo com atenção o que estão dizendo. É muito importante balançar a cabeça em aprovação, sorrir e mostrar interesse durante o exame, assim você vai parecer mais confiante ao ter uma conversa em inglês e talvez ganhe uns pontos à mais com os examinadores.
3. Se preciso, use palavras que criam algum tempo na sua resposta:
Usar o vocabulário correto pode ajudá-lo a conseguir um pouco mais de tempo ao dar respostas, assim você consegue pensar com mais calma no que vai dizer a seguir. Alguns exemplos são “let me see”, “that’s a tricky question”, “i’m not quite sure about what to say”, “I haven’t actually thought about that question before”.
4. Você pode pedir ao examinador para repetir as perguntas:
Não tenha medo de pedir ao examinador para repetir as perguntas, mas certifique-se de usar o vocabulário correto ao fazer isso. Algumas boas maneiras de dizer são: “Could you repeat the question, please?”, ou “I’m sorry, I didn’t quite get that. Could you say the last part again, please?”.
5. Use linguagem enfática ao dar respostas:
Um bom falante de inglês sabe usar linguagem enfática para criar respostas mais interessantes. Você pode fazer isso usando colocações que intensificam sua sentença, como advérbios e adjetivos. Alguns exemplos são: “I’m deeply disappointed” “I have a great passion for…” “I sincerely hope..” “I honestly believe…”.
6. Use o tempo que é dado a você com sabedoria:
O exame de conversação dura 15 minutos, um tempo muito curto, uma vez que você terá que dividir este quarto de hora com o examinador – que também falará durante o exame, fazendo perguntas e apresentando os tópicos – e, no caso de fazer o exame de Cambridge, com o seu parceiro. É muito importante que você não perca nenhum segundo e use todas as oportunidades para mostrar aos examinadores seu vocabulário, conhecimento gramatical e como você sabe usar o inglês.
A Erin School of English oferece preparação para o exame TIE incluída em nosso curso de inglês geral, com upgrade para o IELTS e Cambridge, disponível por uma pequena taxa. Saiba mais aqui >>
Mesmo que você não esteja tão certo sobre o que falar, ou se perceber que acabou de cometer um erro gramatical, continue falando. Isso provará que você tem vocabulário, que pode consertar os erros cometidos e que é realmente um falante de inglês. Então, continue falando toda vez que for a sua vez de fazer isso no exame.
Espero que essas dicas o ajudem a se sentir mais confiante e pronto para o exame de inglês. Seu professor de inglês também pode ajudá-lo a se preparar para o seu exame, não tenha vergonha de pedir sugestões e dicas para continuar melhorando.
Author: Juliana Hansen (Jul 18, 2019)



Comments